Casa Grande e Capela do Sítio de Santo Antônio
Construído no século XVII por Fernão Paes de Barros, irmão do fundador da cidade de São Roque, o Sítio Santo Antônio é sem dúvida o local de maior importância histórica de São Roque. Após anos de estudos e restaurações, pesquisadores e historiadores conseguiram transformar as ruínas da Casa Grande e da Capela Santo Antônio em local para que estudantes e turistas tenham a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do Brasil Colonial.
O local foi inicialmente uma fazenda de cultivo e fabricação de diversos itens, como trigo, chapéus de feltro, marmelada e águas-de-rosa, que eram exportados para Lisboa.
Durante séculos, o Sítio Santo Antônio passou pelas mãos de vários proprietários, inclusive Antônio Joaquim da Rosa, o Barão de Piratininga. Mas sem dúvida, o principal responsável pelo resgate da memória do patrimônio, foi o escritor modernista Mário de Andrade, que se encantou quando conheceu o local, mesmo estando muito castigado pelo tempo.
Mário de Andrade então teve como objetivo comprar o Sítio, transforma-lo em um local para o repouso dos artistas brasileiros e doa-lo para o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). O Sítio Santo Antônio foi comprado pelo escritor em 1944, que acompanhou o início das obras de restauração do local, mas o sonho de ver as obras acabadas não foi possível, pois Mário de Andrade morreu no ano seguinte. A família de Mário de Andrade doou ao SPHAN a parte da propriedade onde estavam a Casa Grande e a Capela. Mas a doação do restante da propriedade teve a participação de Francisco Matarazzo Sobrinho, que repassou uma significativa soma aos herdeiros de Mário de Andrade e doou mais 65.000 m². E também o proprietário do sítio vizinho, Flávio Favalli, que decidiu doar 20.000 m² de área, o que possibilitou o desvio do acesso ao Sítio e também a rearborização do local.
Hoje o Sitio Santo Antônio recebe seus visitantes com passeios livres ou monitorado por pessoas capacitadas pelo Iphan, dessa forma é possível conhecer cada detalhe de sua história. O Sítio Santo Antônio estará aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 16h.
Endereço: Estrada Mario de Andrade, Km 8 – São Roque
Funcionamento: Sábado, domingo e feriados, das 9h30 às 16h.
Possui local para estacionar (Gratuito).
Entrada Gratuita
Ola! Obrigado…este é um grande recurso.
Obrigado…Eu amo seu post obrigado.