Doria inicia processo de privatização do Parque Cemucam

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (09/05), a relação dos primeiros 14 parques municipais que devem ser concedidos à iniciativa privada dentro do programa de desestatização da Prefeitura.

Foi publicado ontem (10/05), no Diário Oficial de São Paulo, o edital para os procedimentos de manifestação de interesse (PMI) que concede 14 parques municipais, entre eles o Cemucam, para a iniciativa privada.

O modelo de concessão só será definido após o recebimento de estudos de investimento e contrapartidas.

São Paulo deverá abrir para cada concessão pacotes de parques grandes junto com parques pequenos. A concessão será pelo período de 5 anos.

De acordo com Wilson Poit, secretário de Concessões, Privatizações e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, empresas nacionais e estrangeiras e pessoas físicas interessadas terão, inicialmente, 30 dias para se credenciarem e, em seguida, haverá mais 60 dias para apresentação de propostas de modelos.

A ideia é que o edital de concessão seja publicado até o final de 2017.

Como vai funcionar isso:

As concessionárias devem assumir despesa de manutenção sem cobrar ingresso de entrada e fazer investimento de melhoria.

Para cobrir os custos e retorno do investimento, as concessionárias poderão cobrar estacionamento, instalar restaurantes e praça de alimentação, locar bicicletas, instalar brinquedos, receber comissão por locação para filmes ou novelas e rede de wi-fi e comunicação.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a prefeitura trabalhará para que não haja elitização dos parques devido às cobranças de estacionamento ou alimentação.

Fazem parte deste edital os parques:

  1. Ibirapuera;
  2. Aclimação;
  3. Anhanguera;
  4. Buenos Aires;
  5. Carmo – Olavo Egydio Setúbal;
  6. Cemucam – Centro Municipal de Campismo;
  7. Chácara do Jockey;
  8. Chuvisco;
  9. Cidade Toronto;
  10. Independência;
  11. Jardim da Luz;
  12. Trianon – Tenente Siqueira Campos;
  13. Vila Guilherme – Trote;
  14. Vila Prudente – Ecológico Profª. Lydia Natalizio Diogo.

História Cemucam

Criado em 1968 com a finalidade de divulgar o campismo e atender os escoteiros,o Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) é o único parque municipal localizado fora do município de São Paulo, situado no município de Cotia.

Foram identificadas aproximadamente 120 espécies de fauna, incluindo oito de borboletas, cinco de répteis, 92 de aves e 11 de mamíferos. Avifauna bastante diversificada incluindo tanto espécies florestais quanto de áreas abertas. O remanescente de Mata Atlântica fornece habitats para diversas espécies endêmicas deste bioma, bem como as ameaçadas de extinção – gavião-pega-macaco, araponga e cuíca “catita” (pequeno marsupial). Pica-paus, pombos silvestres, papagaios e periquitos, beija-flores, sabiás, papa-moscas (tiranídeos – pássaros da família do bem-te-vi), sanhaçus, saíras e saís consistem nos grupos de espécies melhor representados no parque. Reúne espécies com grande apelo ao observador de aves como cuiú-cuiú, tucano-de-bico-verde, joão-bobo, joão-barbudo, jacuaçu e, claro, as aves ameaçadas supracitadas. Ratos silvestres, caxinguelês, tapitis e cuícas são exemplos de mamíferos registrados. Dentre as borboletas, a borboleta imperador turquesa com listras de tons topázio azul e safira sobre um fundo preto se destaca pela beleza.

Vegetação composta predominantemente por remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques heterogêneos, gramados e um viveiro de produção de espécies arbóreas e palmeiras para uso no município. Encontram-se espécies como açoita-cavalo-do-cerrado, angico, caá-açu, capixingui, cedro-rosa, embiruçu, fedegoso, guapuruvu, ingá-ferradura e jacarandá-paulista. Foram registradas 256 espécies, das quais a favinha-branca, a guabiroba-do-mato e o pau-brasil estão ameaçados. O parque ainda abriga o Viveiro Harry Blossfeld (antigo Viveiro Cotia), que fornece espécies para a arborização do município de São Paulo.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline