Rogério Franco e suas propostas para área da Educação
Rogério Franco não tem encontrado vida fácil, além do processo de cassação que ronda seu mandato, o prefeito tem encontrado muitas críticas referente a Educação por parte de professores e diretores da rede municipal. As criticas vão desde problemas de manutenção das escolas até greve por parte dos professores.
O Fique Por Dentro foi em busca do plano de governo do prefeito eleito Rogério Franco, para saber quais são as propostas do seu governo para a área da educação, e passados 100 dias da posse como andam as suas propostas?
EDUCAÇÃO
- Ampliar significativamente as vagas em Creches (0 a 3 anos de idade) e Educação Infantil (4 e 5 anos de idade), com a garantia de oferta a todas as crianças nesta faixa etária.
- Convênio com creches particulares para reduzir a espera por vagas.
- Investir em reformas, ampliações e construções de novas Unidades Escolares.
- Implantação de novos projetos pedagógicos para aprimorar o ensino em toda cidade.
- Criação de um programa permanente de manutenção e limpeza nas unidades escolares.
- Melhoria da segurança nas escolas e creches instaladas no município.
- Implantação de Creche Noturna, para apoiar as mães que trabalham à noite.
- Aprimorar o atendimento no Ensino Fundamental, tendo como foco a alfabetização até os 8 anos de idade.
- Ampliar a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A meta é alcançar uma taxa de alfabetização próxima a 100%.
- Assegurar o acesso à Educação Especializada aos alunos com deficiência, bem como ampliar os meios de capacitação para os Docentes que contam com estes alunos inseridos em sua sala de aula.
- Assegurar a gestão democrática da educação em Cotia, através de grande articulação com a sociedade civil e fortalecimento do Conselho Municipal de Educação e dos Conselhos Escolares.
- Garantir revisão periódica do Plano de Carreira do Magistério, para valorizar os profissionais da educação.
- Criar o Plano de Carreira dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Cotia, incluindo Secretários de Escola e Auxiliares de Classe, a fim de garantir o respeito e o reconhecimento destes profissionais na educação.
- Ampliar o programa de formação continuada para todos os profissionais da educação e buscar parcerias com instituições de ensino superior.
- Promover cursos de formação para os professores coordenadores, a fim de garantir que eles sejam capacitados para auxiliar os professores em sala de aula e criar projetos educacionais que garantam o processo de aprendizagem do aluno.
- Efetivar um programa de apoio para o desenvolvimento de atividades voltadas para alunos com defasagem ou dificuldade de aprendizagem.
- Promover encontros de reflexão pedagógica com os diretores de escola, para que integrem suas atividades administrativas às pedagógicas e, assim, trabalhem em prol do avanço na aprendizagem dos alunos.
- Possibilitar treinamentos periódicos para os auxiliares de classe e professores especialistas que acompanham as inclusões, para que o processo de inclusão se concretize, garantindo a integração entre a turma e o aluno e vice-versa.
- Equipar as escolas municipais com bibliotecas, salas de informática e quadras cobertas.
- Ampliar os benefícios voltados aos alunos municipais, com melhoria da merenda, uniformes, transporte gratuito e distribuição de materiais escolares.
- Incentivar a formação de um conselho das escolas estaduais localizadas no município para que a Prefeitura articule junto ao Governo do Estado e consiga melhorias reais no que diz respeito a infraestrutura e processo de aprendizagem.